Oficina culinária aberta ao público é realizada no ambulatório de atenção nutricional

No dia 15 de outubro de 2018 às 14h00 foi realizada no Ambulatório de Atenção Nutricional (AAN) da UFV-CRP oficina de culinária ministrada pelas alunas Elisa Paraguaçu, Débora Brasil, Kély Camargos e Laiene Vieira.

O tema explorado foi a tapioca, um alimento de origem indígena, muito comum nas regiões norte e nordeste do Brasil, que atualmente tem se espalhado por todo o país. Sua base é a mandioca, onde é realizada a extração da goma, ou o polvilho doce, que posteriormente é misturado à água ou ao leite de vaca.

Pode ser consumida de forma simples ou acompanhada por um recheio que varia do doce ao salgado, compondo a mesa como lanches ou refeições principais. É fácil, rápido e barato prepará-la. Além de ser gostosa é saudável por apresentar baixo teor de gorduras e sódio. Também pode ser uma boa opção para pacientes com restrição ao glúten.

Assim a oficina buscou trabalhar com os pacientes atendidos no AAN preparações a base da goma de tapioca enriquecidas com vegetais, frutas e ovos. As preparações foram: tapioca tradicional e colorida com extrato de hortaliças, crepioca de aveia e de banana e pão de queijo de tapioca na frigideira. Além disso, apresentaram aos pacientes sugestões de recheios para essas preparações e um suco a base da fruta uvaia, muito comum na cidade de Rio Paranaíba.

O intuito dessa oficina foi apresentar aos pacientes do AAN as diferentes maneiras de consumir a goma da tapioca. As receitas são fáceis e rápidas de se prepararem. As preparações propiciaram a melhora do valor nutricional da tradicional tapioca, agregando maior teor de proteína, fibras e vitaminas.