Oficina Culinária – Ambulatório de Atenção Nutricional

No dia 08 de junho de 2018 às 14 horas foi realizada a terceira Oficina de Culinária (ano 2018) no Ambulatório de Atendimento Nutricional da Universidade Federal de Viçosa, Campus de Rio Paranaíba. O evento foi organizado pelos alunos do 7° e 9° Período do curso de Nutrição: Ana Carolina Silva, Aline Aparecida, Claryssa Calazans e Laiene Vieira. A Oficina acontece uma vez por mês, para ensinar receitas práticas, fáceis e saudáveis aos pacientes que frequentam o Ambulatório. O tema proposto pelos estudantes foi: Leite de Kefir. A Oficina contou com a participação de 6 pacientes.

As receitas escolhidas foram com utilização do leite fermentado de kefir sendo elas: iogurte de ameixa e amora, leite fermentado tipo “Yackult” bolo de iogurte, queijo, com o objetivo de ensinar aos participantes a cultivarem o kefir e preparar diversas receitas a partir desse, demonstrando seus benefícios, tais como estimulação do sistema imunológico, atividade antimicrobiana contra patógenos, equilíbrio da microbiota intestinal e ação antitumoral.

O evento foi de grande valia no qual foi observado retorno positivo de todos os pacientes que demonstraram grande interesse na utilização do Kefir.