Oficina Culinária é realizada no ambulatório de atenção nutricional

Oficina Culinária – Ambulatório de Atenção Nutricional

No dia 11 de julho de 2018 às 14 horas foi realizada a IV Oficina de Culinária (ano 2018) no Ambulatório de Atenção Nutricional da Universidade Federal de Viçosa, Campus de Rio Paranaíba. O evento foi organizado pelos alunos do 8° Período do Curso de Nutrição: Aline Alves, Débora Brasil, Elisa Paraguaçu e Rafaela Braz. A Oficina acontece uma vez por mês, para ensinar receitas práticas, fáceis e saudáveis aos pacientes que frequentam o ambulatório. O tema proposto pelos estudantes foi: Soja e Aveia. A Oficina contou com a participação de 10 pacientes.

As receitas escolhidas utilizavam farinha aveia, sendo elas: bolo de banana com ameixas desidratadas; destaca-se também que a receita não leva açúcar, podendo ser consumida por pessoas com restrição a esse aditivo. Outra receita preparada foi o hambúrguer de soja, que além de soja, continha farinha de aveia para dar liga à massa, o objetivo era mostrar aos participantes que a soja pode substituir a carne.

Como benefícios da soja destacam-se: é rica em isoflavonas, substâncias químicas que se comportam como estrógenos no corpo humano, o que auxilia no controle dos sintomas da menopausa. O grão também é rico em proteínas, e estima-se que 37% do seu conteúdo seja de fibras o que auxilia na manutenção da função intestinal.

Já a aveia é rica em betaglucana, um tipo de fibra que atua na redução do colesterol sanguíneo em pacientes com dislipidemias. Auxilia na redução de peso corporal, por retardar o esvaziamento gástrico, e consequentemente prolongar a sensação de saciedade.  Por ser um carboidrato complexo, libera lentamente glicose no sangue,o que favorece o controle glicêmico. É rica em ferro, fósforo, vitamina B1 e B5 e proteínas. Fonte de fibras solúveis que auxiliam no bom funcionamento intestinal, e está associada a prevenção do cancer de cólon.

O evento foi de grande valia no qual foi observado retorno positivo de todos os pacientes que demonstraram grande interesse em conhecer mais sobre as preparações e os benefícios de cada um dos ingredientes usado em seu preparo.